Lacina Traoré referenciado pelo FC Porto


O avançado marfinense tem 20 anos, joga no Cluj e é pretendido por grandes clubes da Europa. António Conceição foi o treinador que apostou em Traoré no clube romeno. Estava nos 30 pré-convocados para o Mundial, mas Eriksson não o integrou nos 23 definitivos.

O FC Porto está atento a Lacina Traoré, avançado do Cluj, internacional pela Costa do Marfim, dois metros de uma avançado com grande potencial. António Conceição, treinador português que esteve no Cluj, foi o responsável pela afirmação do jovem avançado de 20 anos. "É um jogador muito alto, com bastante qualidade técnica. É um jovem com grande margem para crescer, ele ainda está a cumprir o período de formação", explica o técnico.

Traoré assinou pelo Cluj, em Janeiro de 2008, e começou a jogar pela equipa de reservas. António Conceição quando chegou à Roménia integrou o possante avançado nos treinos da equipa principal, até que no início desta temporada "fez vários jogos a titular, inclusivamente nas competições europeias".

Lacina Traoré marcou seis golos na Liga Romena, contribuindo para o título do Cluj. Na Liga Europa fez dois golos, em seis jogos. Estatística que despertou o interesse do FC Porto, mas também de outros grandes da Europa, com o Arsenal à cabeça. Toni prevê uma ascensão rápida do jogador, mas sublinha que ele terá de "mudar a personalidade, tem que ter uma cultura mais europeia. Se o conseguir, dará o salto brevemente", conclui o treinador.