Entrevistando... Ibraima Baldé


O Negócios do Futebol abre hoje um novo espaço de entrevistas que visa dar a conhecer aos seus leitores as opiniões e preferência de alguns protagonistas do futebol nacional (e não só). O avançado guineense Ibraima Baldé, com carreira feita em Portugal e Roménia, é o primeiro entrevistado pelos membros do blog. Começou a sua carreira no Estrela da Amadora e, desde então, já representou Odivelas, Lousada e Beira-Mar, tendo passado as duas últimas temporadas na Roménia, ao serviço do Bacäu e Politechnica Iasi. Actualmente encontra-se sem clube, a recuperar de uma lesão.


Como te defines como jogador?
Sou um jogador de área, muito forte no jogo físico e aéreo. Também sou rápido e forte de cabeça.

Qual o momento mais alto da sua carreira?
O momento mais alto foi quando representei a minha selecção nacional (Guiné-Bissau) nos jogos de apuramento para o Mundial frente à Serra Leoa. É uma sensação única. Senti muito orgulho por ser guineense e muito satifeito de ver o meu pai na bancada a assistir ao meu jogo. É algo que sempre sonhei em criança. Senti-me simplesmente nas nuvens.

Qual o teu maior sonho como profissional?
O meu maior sonho é um dia jogar na Premier League Inglesa. Outro sonho que tenha é levar a Guiné-Bissau à Taça das Nações Africanas.

Que jogadores tens como referências?
O meu maior ídolo é George Weah. Actualmente, a minha referência é Samuel Eto'o.

Como foi a tua experiência na Roménia?
Para mim todas as experiências são boas, independentemente das coisas terem corrido bem ou mal. O balanço que eu faço é positivo, porque cresci como homem, aprendi a ser homem e saber com que pessoas devo lidar. Em termos desportivos, as coisas no Stiinta Bacau onde estive primeiro correram muito bem. Fiz quatro golos em sete jogos. No Poli Iasi já as coisas não foram tão positivas, porque tive a infelicidade de me lesionar quando já estava numa boa forma. Foi pena, mas a vida às vezes em dessas coisas.

Em que medida é que o futebol romeno é diferente do português?
O futebol português é mais moderno, mais táctico e técnico, onde se privilegia mais a bola. Na Roménia é mais físico. Só os clubes de topo priveligiam a bola, o resto é muito físico e pouco táctico.

Que papel desempenha a tua família?
A minha família apoia-me bastante. Em todos os momentos da minha carreira estiveram sempre do meu lado e apoiaram sempre as minhas decisões.

Que planos tens para o futuro a curto-prazo?
Em primeiro lugar, ainda estou a recuperar da minha lesão no joelho. Pretendo recuperar bem e depois, quem sabe... Se surgir um clube que me dê garantias de poder trabalhar tranquilo e mostrar o meu valor, permaneço em Portugal. Caso contrário, volto a emigrar.

Em relação à Liga Sagres, quem foi para ti o melhor jogador?
Alan, do Sporting de Braga.

Melhor jogador com quem já trabalhaste?
Semedo, actualmente no Apollon Limassol do Chipre.

Quem é o melhor do Mundo?
Lionel Messi.

Favoritos à conquista do Mundial?
Espanha, Brasil, Argentina, Portugal.

Prognóstico para o Portugal-Costa do Marfim.
Portugal vence por 2-0.

Agradecemos ao Ibraima a disponibilidade para responder a estas questões e desejamos boa sorte com a recuperação da lesão que tem de enfrentar durante os próximos tempos. Colocamos agora aos leitores o seguinte desafio: colocar questões ao Ibraima, que serão respondidas brevemente pelo mesmo num novo post . Comentem esta entrevista e mandem as vossas perguntas para o nosso mail negociosdofutebol@gmail.com .