Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca -
Lições

Acompanhei com atenção o último Barcelona x Inter, tal como acompanhei o Inter x Barcelona. E que importantes ilações retirei destes jogos? Muito simples, que um Treinador para ser competente precisa de estudar o adversário e de adaptar a sua equipa aos sistemas de jogo dos Adversários para poder alcançar resultados fabulosos, que apostar na Formação do Clube dá excelentes resultados e que em Portugal a Inveja tolda o juízo de muita gente.

São Lições que o Futebol Clube do Porto deve ver e analisar com imensa atenção, pois são ensinamentos que permitirão ao Dragão voltar rapidamente ás Vitórias Internas e Externas.

Barcelona desforra-se no Villarreal

A primeira grande lição é a que o Barcelona deu e tem dado ao Mundo do Futebol. Apostar na Formação dá imensos frutos e até faz com que a equipa jogue muito melhor e com mais garra. Víctor Valdês, Gerard Pique, Carles Puyol, Xavi, Andrés Iniesta, Sergio Busquets, Lionel Messi, Bojan Krkić e Pedro são 9 jogadores que vieram da Formação dos Catalães… E atentemos que Iniesta, Xavi e Messi são considerados os Melhores Jogadores do Mundo. Sendo que o Argentino Messi, que foi parar a Barcelona com 14 anos de idade, é somente o Melhor Jogador do Mundo. Portanto, apostar forte na formação de Jogadores compensa e traz uma enorme saúde financeira ao clube, permitindo que este contrate grandes Estrelas Mundiais.

A questão que se coloca é que, tendo o Futebol Clube do Porto excelentes Instalações para Formação de Jovens Atletas e que até tem um programa de aposta na Formação de nome Dragon Force, porque motivo nos últimos tempos se “deitaram fora” Paulo Machado, Vieirinha, Castro, Ulkra, Nuno Coelho, Ventura, Bruno Vale, Candeias, Hélder Barbosa, etc? O Dragão não estaria a jogar um Futebol muito mais atractivo e com os Jogadores a darem tudo por tudo porque sentem a camisola como fizeram os Catalães contra os Italianos de Milão?

http://www2.pictures.gi.zimbio.com/FC+Inter+Milan+v+AC+Siena+Serie+4dnH3IShNJwl.jpg

Se os Dirigentes Portistas estiverem a ler esta Crónica, deixo aqui o meu apelo para que façam uma viagem á Catalunha e perguntem aos Dirigentes do Barcelona como é que estes fazem para ter uma das Melhores Equipas de Futebol do Mundo…

A outra Lição que se pode retirar do confronto entre os Italianos e Espanhóis tem a ver com a forma como Mourinho geriu a sua equipa. O Mestre Mourinho sabia perfeitamente que ia defrontar a Melhor Equipa do Mundo e que esta joga um Futebol espectacular onde a posse da bola, pressão e entrosamento entre os Atletas são os pontos mais fortes. Como dar a volta a isto? Muito simples, adaptar a sua equipa ao adversário e explorar os pontos fracos que este tem. José Mourinho sabia perfeitamente que para eliminar o Barça teria de jogar em Contra Ataque e de tirar todos os espaços aos Catalães. Não havia outra hipótese se Mourinho tivesse enfrentado o Barcelona de olhos nos Olhos. eis que neste momento teríamos o actual Campeão Europeu a tentar revalidar o título ma Final de Madrid.

http://www1.pictures.zimbio.com/gi/FC+Porto+v+Chelsea+UEFA+Champions+League+HSG_7YE5b5sl.jpg

È isto que o Professor Jesualdo deveria fazer com a sua equipa em vez de andar a dar uma de teimoso e apostar sempre no seu 4x3x3 seja contra o Sertanense ou o Arsenal de Londres. O Bom Treinador é aquele que estuda o seu adversário a fundo e que olha para o seu plantel e o explora ao máximo para retirar o máximo deste sem quebrar a sua unidade. Mas esta matéria não a vou desenvolver muito mais, porque Jesualdo está de saída e por muito que se lhe tente abrir os olhos, é tempo perdido, pois este sofre de Teimosia crónica e vai apostar sempre na sua famosa táctica… Nunca deixará de ser um Treinador mediano.

Para terminar, uma palavrinha aos “apologistas do Bom futebol”… Tivesse Mourinho vencido e convencido na sua breve passagem pelo Benfica, e eis que os Srs. não estariam a atirar com esta do “autocarro”… Faz-me lembrar uma que ouvi na Antena 1 em que um Jornalista disse. ao vivo. que o Quique era um Cavalheiro que nada percebia de Futebol e actualmente este está na Final da Taça do Rei de Espanha e da Liga Europa…

Crónica semanal de The Blue One para o Negócios do Futebol