FC Porto e Sporting tremem, mas passam


Quando se realizar o sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal, na próxima segunda-feira, já poucos se lembrarão do sofrimento por que passaram Sporting e FC Porto (detentor do troféu) para se apurarem. De facto, o Sporting sofreu um "hat-trick" de Chengdong Zhang, do Mafra, enquanto o FC Porto sobreviveu a um épico desempate com 30 grandes penalidades.

Sendo dois dos três clubes mais bem-sucedidos da competição, esperava-se que FC Porto e Sporting tivessem uma noite tranquila para se apurarem para os quartos-de-final. No entanto, não têm tido tarefa fácil esta época no campeonato, onde Sp. Braga e Benfica lideram, com mais seis e 12 pontos de vantagem, respectivamente, e passou-se algo semelhante esta quarta-feira. Último classificado do campeonato, o Belenenses esteve na frente do marcador por duas vezes frente ao FC Porto e, apesar de Jesualdo Ferreira ter afirmado que "esperava vencer nos 90 minutos, sem recorrer às grandes penalidades", a sua equipa só evitou a eliminação prematura graças ao golo de Cristián Rodríguez, que fez o 2-2 a cinco minutos do fim do tempo regulamentar. O uruguaio foi expulso no prolongamento, não participando no desempate dos penalties, que o FC Porto venceu por 10-9, com Ernesto Farías a converter o remate decisivo. "O Belenenses foi uma grande surpresa", disse Jesualdo Ferreira. "Foi um típico jogo da Taça, mas a nossa atitude valeu o apuramento".

Moutinho leu carta de despedida de Sá Pinto (foto ASF)

Em teoria, uma eliminatória em casa frente ao Mafra, do terceiro escalão, parecia acessível para o Sporting, mas a formação lisboeta ainda passou por dificuldades. A vencer tranquilamente por 4-1, poucos minutos após o começo da segunda parte, graças aos golos de Matías Fernández, Daniel Carriço, Carlos Saleiro e Yannick Djaló, o avançado chinês Zhang marcou duas vezes e completou um "hat-trick", num final de jogo emocionante. "Os derradeiros minutos foram estranhos, pois abrandámos o ritmo de jogo. Mas acabámos por vencer", disse Carlos Carvalhal, treinador do Sporting. A sua equipa e o FC Porto entram agora em acção na Taça da Liga, este fim-de-semana, e esperam encontrar a melhor forma antes de jogos decisivos fora de casa no campeonato, no final deste mês, quando o Sporting viajar até Braga e o FC Porto até ao terreno do Nacional, quinto classificado.