Perdeu-se o clássico... venceu de novo o SrLB


Mérito sim… justiça não!
O Benfica foi melhor … foi… mas o árbitro foi ainda melhor.

Como eu previ… um jogo, mau, fraco, com relvado péssimo, um árbitro habilidoso… e um Jesualdo tímido a contagiar a equipa!

Tivemos pouco mais que 5 minutos de Porto… numa entrada fortíssima contra um Benfica nervoso! Nos primeiros 10 minutos, e porque não há nenhuma lei de jogo que diga que no início se deve ser mais permissivo que no final, foram poupados e amarelos a Javi, Peixoto e C.Martins.

Depois disso o que se vi foi um Porto a jogar praticamente em 4-5-1, por várias vezes foi possível verificar essa geometria. Claro que a ideia foi o 4-3-3, quando eu pensava que se podia tentar o 4-4-2… e devia.

Jesualdo colocou Guarin, que juntamente com Rodrigues, Meireles e Fernando nada souberam ou puderam ajudar na transição para o ataque! Em termos de construção de jogo o meio campo foi um zero. Rodriguez foi o menos mau a atacar, Meireles talvez o mais equilibrado dos 4.

Os 2 defesas laterais encontravam sempre os “extremos” encaixados nos defesas e sem alternativas para sair a jogar… foram acumulando erros sucessivos na saída de bola! E aí perde-se a capacidade de atacar, dando-se demasiado jogo ao Benfica.



Já o tinha dito anteriormente, se for para jogar na linha prefiro o Varela… o Hulk tem que ser o parceiro de Falcão para se beneficiar e ajudar o colega que sozinho nunca fará mais que encostar para golo quando surgir a oportunidade.

...além do que não jogamos bolha... mas o Benfica também não, à excepção do bom bloqueio que fez nas laterais... aproveitando que o Jesualdo não colocou ninguém no meio campo que soubesse jogar à bola!

O árbitro foi do mais habilidoso que se viu. Deixou 2 penaltis por marcar na primeira parte. O toque no Hulk é demasiado evidente e a mão do Cardoso, visto na câmara de frente (que demorou 20 min a encontrar), dá para perceber que ele leva o braço que está à frente da barriga para o lado. Como noutras situações comentei, não é por tocar na mão ou cortar o lance que é penalti… é por ser ou não deliberada a posição da mão. O tempo perdido durante a 2ª parte foi imenso, os 4.02 minutos de desconto que deu não compensam sequer o tempo que demoraram a marcar os cantos, quanto mais as substituições, quedas, lesões, discussões, simulações… cantos assinalados ao contrário, faltas mal assinaladas e lei da vantagem aplicada “a gosto”.

[slbxfcporto-foradejogo.jpg]

Isto para não falar da irregularidade no lance do golo. Na 1ª vaga do ataque Benfiquista o Urreta está 3m de off-side… 3… mas pronto a estupidez fez o resto! Foi um golo inadmissível para este nível! O mais incrível é que ninguém no relato ao jogo, na TV ou noticiário, por incompetência ou maldade, fala neste lance, só do lance se sobra e dá golo.. onde de facto já não há fora de jogo. Não me recordo de um fora-de-jogo tão evidente, tão escandaloso e descarado como este num lance de golo iminente…

Como eu tinha avisado, este jogo tinha muito mais importância do que a distância para o final da competição… prova é que até o Hélton foi à área nos últimos 5 minutos.

O campeonato continua… o Porto tem que fazer aquilo que vem habituando… muito regular para poder compensar os pontos perdidos nos jogos grandes! É a nossa sina desde o Jesualdo perder estes confrontos directos!

Texto de Nuno da Silva para o Negócios do Futebol