Benfica vence Ajax e conquista troféu


O Benfica derrotou o Ajax por 3-2 e conquistou assim o Torneio de Amesterdão, mercê de duas vitórias em outros tantos jogos, marcando no total 5 golos e sofrendo 2. Sempre na frente do marcador, os golos da equipa de Jorge Jesus foram apontados por Aissati na própria baliza e Di Maria ainda na primeira parte, para David Luiz desfeitear Vermeer no segundo tempo.

O Ajax começou muito bem a partida, jogando de forma rápida sobre a bola, e em posse desta, foi trocando-a com critério.




Em cima dos 10 minutos aconteceu um golo inacreditável. A defesa do Ajax troca a bola, tendo o guarda redes Vermmer colocado a bola na entrada da área em Aissati. Incompreensivelmente o médio holandês tenta colocar a bola novamente no seu guarda redes, mas fá-lo de forma defeituosa, pelo ar, em forma de chapéu, marcando na própria baliza.

Estava inaugurado o marcador, mas se o primeiro golo foi totalmente obra da equipa adversária, o segundo golo encarnado é um hino ao «futebol de contra ataque» fruto de uma transição muito rápida. O lance começa em Ramires que combina com Nuno Gomes. A bola foi rodando da direita para a esquerda em grande velocidade com Nuno Gomes a colocar em Saviola, que de primeira abre em Di María mais à esquerda. O nº 20 encarnado, antes de finalizar para uma baliza deserta, ultrapassou ainda o guarda redes holandês.

Estavam decorridos 30 minutos, e o Benfica ficava mais próximo de vencer o Torneio de Amesterdão.

Muito perto do intervalo, no entanto, a equipa da casa reduziu a vantagem da equipa portuguesa, quando um bom entendimento entre Suarez e Donaldo permitiu ao holandês um remate forte e colocado à entrada da área de Moreira.

No recomeço da segunda parte, David Luiz fez o 1-3 depois de um livre de Carlos Martins, e de um «mau trabalho» da defensiva holandesa que colocou a bola à mercê do central brasileiro do Benfica.

Em desvantagem no marcador o Ajax continuava a dar brindes na sua defesa, mas foi mesmo a equipa da casa que ainda voltou a mexer no marcador quando Rommedahl selou o resultado em 2-3, marcando numa recarga a um remate do próprio Rommedahl que Moreira tinha defendido.

O Benfica com este resultado vence o Torneio de Amesterdão, a primeira vez que uma equipa portuguesa o consegue.

Ficha de jogo:

Arena de Amesterdão, em Amesterdão (Holanda)

Árbitro: Pieter Vink (Holanda)

AJAX: Vermeer; Silva (Van der Wiel, 67m), Oleguer, Anita, Vertonghen; Rommedahl, Donald (De Jong, 87m), Aissati, Emanuelson (Zeegelaar, 60m); Sulejmani (Cvitanich, 60m) e Suárez.

Suplentes: Stekelenburg, Alderweireld e Van der Heijden.

Treinador: Martin Jol.

BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Shaffer; Javi Garcia, Ramires (Ruben Amorim, 49m), Di Maria (Weldon, 84m) e Carlos Martins (Aimar, 63m); Nuno Gomes (Cardozo, 46m) e Saviola (Fábio Coentrão, 64m).

Suplentes: Quim e Miguel Vítor.

Treinador: Jorge Jesus.

Disciplina: Cartão amarelo para David Luiz (61m).

Golos: Aissati (0-1, 8m p.b.); Di Maria (0-2, 30m); Donald (1-2, 44m); David Luiz (1-3, 55m); Rommedhal (2-3, 78m)